Mas, professora, o que é ser autodidata??

 



Mas....
Como é isso....ser autodidata?


Tem idade certa pra ser autodidata? 
Não exatamente....


Professora, a senhora fala sempre 
que devemos ser "autodidatas"!
Como assim?
É estudarmos de forma solitária?


O que é essa aprendizagem autônoma?

                                Então, alunos, ser autodidata não é a mesma coisa que estudar de forma solitária. 
                        Ser autodidata é você desenvolver a habilidade que tem para tomar decisões e aplicar essa habilidade na sua aprendizagem e desempenho na escola como estudante de algo. É entrar em AÇÃO, sem dependência do seu professor ou só da sua escola. Isso tudo visando a alcançar seus objetivos como estudante de sucesso, com futuro profissional.
É você tomar as decisões necessárias que precisa para atingir sua meta. Você tem o poder de controlar sua aprendizagem, você se autorregula, você é autônomo para decidir como você vai estudar. Como, por exemplo, se você necessita ou não estudar mais algum assunto para alcançar uma boa média em alguma matéria etc.


Vejamos um exemplo:



     Giulia é, atualmente, secretária executiva de uma empresa de porte médio. Ela decidiu, após o ensino médio, fazer Administração. Ela queria trabalhar em empresas. E quando era estudante, gostava de estudar inglês. Ela, na época, conseguiu um curso EAD de inglês no Gov.br, gratuito. Havia outros sites da área da Educação que disponibilizavam aulas de inglês de forma gratuita. Ela ficava sempre atenta a isso. E fazia o Duolingo também para treinar mais. Começou a trabalhar mais como técnica em administração, estágios e até fora da sua área, no começo, pra não ficar parada,  e resolveu começar a pagar um curso de inglês particular, já que morava ainda com os pais. Como já possuía um conhecimento, avançou na prova de nivelamento. Ao se formar, enviou currículo e uma empresa a contratou. Não era uma grande empresa ainda, mas ela aceitou o desafio de começar. A empresa era latina, e percebeu que para sua profissão seria melhor estudar um segundo idioma: o espanhol. Começou a estudar o espanhol. Então, uma empresa mais marcante no mercado, sem ainda ser uma "gigante empresarial" ainda, chamou Giulia para uma entrevista. Porque ela não havia parado de enviar seu currículo. Parece que sua fluência em inglês e intermediário em espanhol foram marcantes para sua nova contratação, uma vez que estaria em contato com clientes estrangeiros além de brasileiros.

O exemplo acima mostra como Giulia foi sempre autônoma e independente em controlar, em decidir o que deveria estudar, o que deveria aprender para alavancar na sua profissão. Certamente, ela deverá estudar sempre bastante porque o mercado de trabalho atual exige atualização constante.

Então, sua pergunta a si mesmo é:


O que está a meu alcance para atingir melhor meus objetivos? Que dificuldades tenho que superar em mim mesmo? Qual a melhor forma que me sinto bem para estudar com mais interesse? Estou criando estratégias de estudo para eu me dar bem nas avaliações? O que não está funcionando  para eu não estar indo bem na disciplina X? etc etc etc


Cada um gosta de estudar de um jeito diferente...


Alguns gostam de resumir...
Outros gostam de ler e fazer tópicos...
Outros gostam de buscar videoaulas...
Outros gostam de fazer mapas mentais...
Outros criam seus próprios podcasts...
Outros fazem fichas de estudo....
Outros utilizam o Canva...
Outros explicam pros colegas de turma...
Outros criam uma música para decorar regras...
Outros possuem um caderno separado de estudo....
Outros fazem uma agenda semanal de estudo...
Outros estudam com um amigo ou uma amiga...
Outros recorrem a sites escolares na internet...
Outros trabalham, e estudam fim de semana...
Outros separam o tempo por dia de estudo...
etc etc etc




SER AUTÔNOMO SIGNIFICA 
VOCÊ 
DECIDIR AS AÇÕES 
QUE PRECISA 
PARA CONSEGUIR APRENDER



SER MAIS CONSCIENTE DAS DECISÕES 
QUE TEM QUE TOMAR
 PARA ALCANÇAR SUA APRENDIZAGEM.


SER CONSCIENTE QUE VOCÊ NÃO APRENDE SÓ COM SEU PROFESSOR-ESCOLA


SER CONSCIENTE QUE PRECISA APRENDER A APRENDER.


NO SEU RITMO,SUA FORMA DE APRENDIZAGEM.








Escolhendo as pausas no estudo..
Você vai...

Fazer um beat?
Vai tirar uma soneca rápida?
Vai fazer e comer um sanduba?
Vai checar as redes sociais por quinze minutos ou trinta?
Vai dar um beijo em alguém na família ou abraçar a si mesmo?
Vai tomar um banho relaxante?
Vai dar uma esticada no corpo na cama?
Vai matar a saudade de alguém rapidinho pela rede social?
Vai checar mensagens, Insta ou stalkear fulano(a)...

SUA AUTONOMIA TAMBÉM INCLUI 
AS PAUSAS E O SEU DESCANSO 
COMO TAMBÉM SEU TEMPO LIVRE
 e a distribuição desse tempo no seu "planner".




SER AUTODIDATA significa você poder decidir o que você deve fazer para melhorar a si próprio como aluno e, posteriormente, na sua vida profissional.




Hábitos que te sabotam:

Amo a minha cama...difícil sair dela...
Minha vida é dormir...A melhor coisa do mundo...
Posso morrer amanhã...pra que estudar???
Pra mim, tinha que ter festa pra ir de segunda a segunda...
Vou ficar maluco(a) de tanto estudar...



Então...

Vai dormir, mas planeja sua semana de estudo e entre em ação...
Você tem 50% de chance de morrer ou viver...E se viver até os 80?
Tudo que é demais é muito...vai à festa e planeja sua semana de estudos.
Quantidade não é qualidade. Estude com qualidade, com cronograma de estudo e tempo de descanso.




O estudante protagonista é aquele que compreende como seu êxito e sua aprendizagem estão em suas próprias mãos. Sendo assim, ele demonstra autonomia, dedicação e um interesse genuíno em construir seu próprio conhecimento. Esse enfoque o capacita a participar ativamente na exposição e discussão de ideias, resultando na melhoria de suas habilidades socioemocionais.


O conceito de aluno protagonista implica que os estudantes desempenhem um papel central e participativo fundamental durante o processo de aprendizado. O aluno/estudante como centro de seu aprendizado. Em vez de assumir o papel passivo de apenas absorver o conhecimento, o aluno é incentivado a participar ativamente das aulas, realizando pesquisas, compartilhando ideias, participando de debates e contribuindo com criações. Isso cria uma relação de parceria e interação entre professores e alunos. 

"As metodologias ativas são abordagens educacionais que buscam promover uma participação mais ativa e engajada dos alunos no processo de aprendizagem. Em contraste com abordagens tradicionais, onde em que os alunos são predominantemente receptores passivos de informações, as metodologias ativas enfatizam a participação ativa dos estudantes, encorajando-os a construir o próprio conhecimento por meio de interações, colaborações e experiências práticas".
Desenvolver competências essenciais para a vida, como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico.


👉3 perguntas sobre sujeito e predicado...vc conseguiria acertá-las???
Como usar a folha de papel almaço em 1 minuto!





Solo tú  - Tito El Bambino y IamChino

Comentários