2005 - CURTA-METRAGEM 'A CARTOMANTE" , MACHADO DE ASSIS



 ATIVIDADE PROPOSTA: CRIAÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM,

 A PARTIR DO CONTO 

"A CARTOMANTE", 

DE MACHADO DE ASSIS.





Parabéns ao grupo! Vocês fizeram um ótimo trabalho!!!
Vocês conseguiram se organizar e superaram as dificuldades encontradas!!
Os atores, a sonoplastia (que fantástica a mudança dos efeitos sonoros se adaptando às cenas), os efeitos de cena, a edição das imagens( transição, as cores, os efeitos e tons para indicar tempo passado...), a ideia das legendas...
tudo bem pensado por vocês!
MARIA EDUARDA
GIULIA
MILLENA
AYLA
MELISSA
KAIO
KAIO
VITÓRIA
ENZO
SOPHIA
RUAN
MARIANNA
ANA PAULA
JULIA
LARISSA
MARIA DE FÁTIMA

Projeto Interdisciplinar: 

Curta-metragem

 baseado no conto 

A Cartomante 

de Machado de Assis

Adaptar A Cartomante para um 

curta--metragem - proposta criativa e potente para trabalhar literatura, linguagem e competências socioemocionais com os alunos. Esse projeto se encaixa perfeitamente na BNCC como uma atividade interdisciplinar.

Enquadramento na BNCC

Área: Linguagens – Língua Portuguesa

 Ensino Médio (  HABILIDADES: EM13LP01 a EM13LP07):

    • Leitura e análise de textos literários.
    • Produção de textos multimodais (roteiros, vídeos).
    • Reconhecimento de gêneros textuais e suas características.
    • Desenvolvimento da oralidade e argumentação.

Competências Gerais da BNCC envolvidas:

  • Competência 3 – Repertório cultural: Valorizar e fruir manifestações artísticas e culturais.
  • Competência 7 – Argumentação: Construir e defender ideias com base em fatos e dados.
  • Competência 8 – Autoconhecimento e autocuidado: Refletir sobre temas como ciúme, manipulação e escolhas morais presentes no conto.
  • Competência 10 – Responsabilidade e cidadania: Promover reflexões sobre valores éticos e sociais.

Habilidades específicas desenvolvidas:

  • EM13LP03: Analisar criticamente textos literários considerando aspectos históricos, culturais e estéticos.
  • EM13LP05: Produzir textos orais e escritos com coerência, coesão e adequação aos gêneros e contextos.
  • EM13LP07: Utilizar recursos tecnológicos na produção de textos multimodais.







AGRADECIMENTO ESPECIAL:
Professora de Artes: Flávia Gil🤩

Comentários