TÉCNICAS DE ESTUDO


Tipos de técnicas de estudo: exemplos



 
Quando você começa sua carreira como estudante, desde tenra idade, a primeira coisa que você ouve é uma nova palavra para você: estudar. Depois de alguns dias, eles bombardeiam você com ideias como exames, resumos, esquemas e outros conceitos que você nem é capaz de entender. Mas você sabia que se você conhece as diferentes técnicas de estudo e é capaz de aplicá-las, você pode ter resultados muito mais bem sucedidos em todo o seu estágio como estudante?



Leia e entenda

A leitura correta é o primeiro passo para ter uma técnica de estudo eficaz. Se você ler o texto acima e tentar entendê-lo, você não vai mergulhar em tudo o que você está dizendo. Portanto, o que você deve fazer é ler cada uma das frases a partir das quais o texto, livro ou declaração é composto e entender exatamente o que ele está dizendo. Crie uma ideia concreta em sua mente e não apenas um conceito geral.

É aconselhável que você leia cada texto 3 vezes, se precisar entendê-lo em sua expressão completa. Você pode seguir estes 3 passos:

  • Revisão do texto: Confira os títulos, parágrafos, sublinhados, etc. Desta forma, você terá uma primeira abordagem ao texto.
  • Primeira leitura: Nesta primeira leitura você deve entender o conceito geral do texto e sublinhar as palavras que você não entende ou as partes que lhe custam entender.
  • Segunda leitura: Esta leitura é mais profunda e consiste em compreender tudo o que foi negligenciado na leitura anterior.

DESTAQUE o mais importante

A ênfase é outra das melhores técnicas de estudo. É feito durante a segunda leitura e é sobre destacar a coisa mais importante de um texto, usando um sublinhado, um lápis ou uma caneta de uma cor marcante. Esta técnica é bastante simples, por isso não vai fazer muito esforço, mas permitirá que você entenda e retenha as partes mais valiosas das informações que você está adquirindo.

No entanto, é importante aprender a sublinhar bem, pois é fácil de enfatizar frases completas ou até mesmo parágrafos inteiros. Uma boa ênfase deve nos permitir ver os conceitos cruciais em um único traço de vista. Algumas dicas que podem ser úteis para você são as seguintes:

  • Sublinha pequenos grupos de palavras e nunca frases completas
  • Ele usa cores diferentes ou diferentes tipos de sublinhado: círculo, linha dupla, caixa, etc. Um deve ser para conceitos gerais e o outro para os detalhes mais concretos.


TOME NOTAS

Uma das melhores técnicas de estudo são as notas. Consiste em interpretar o conteúdo que você está aprendendo e reescrevê-lo em suas próprias palavras. Durante o processo, a informação vaza para o seu cérebro, para que você seja capaz de entendê-la. Além disso, ao escrevê-lo em um artigo, sua mente estará reafirmando e reconhecida visualmente os conceitos.

Esta pode ser uma boa ferramenta para manter uma lição definitiva ao estudar. Recomendamos que você aplique um dos melhores tipos de técnicas de estudo: faça anotações curtas e resumidas do que está estudando, para que você ache mais fácil de lembrar.

Faça um resumo

Um resumo é uma síntese do conteúdo de um texto. Ou seja, uma vez que você tenha feito o resumo, você terá o mesmo texto de antes, mas em um tamanho muito menor. Isso tornará a lição muito mais fácil de estudar, pois você só estará lendo o mais relevante do texto original, tendo removido a palha completamente. Para fazer um resumo, você deve seguir estes passos:

  1. Leia e entenda o texto em sua totalidade
  2. Ele separa o texto dos parágrafos e destaca as ideias principais e secundárias.
  3. Ele escreve os destaques em um artigo e escreve os parágrafos novamente usando-os.
  4. Releia o resumo para garantir que as informações sejam bem compreendidas e você não deixou nenhum conceito importante.

Executa um esquema

Este é um dos tipos de técnicas de estudo que serve para rever o tópico que você está lidando e para estudá-lo mais tarde. O resumo é uma ferramenta textual, mas o esquema é um método visual que permitirá que você entenda todos os conceitos e veja como eles se relacionam uns com os outros, de relance.

Existem muitos tipos de esquemas que podem ser desenvolvidos levando em conta suas preferências, mas o princípio básico é sempre o mesmo.

Um dos esquemas mais utilizados é o MAPA MENTAL ou MAPA CONCEITUAL que é uma ferramenta que consiste em caixas que representam conceitos ou palavras-chave, que se conectam entre eles através de linhas e setas.



Memorize

Depois de ter tomado todas as medidas que lhe explicamos nas seções anteriores, você é capaz de dominar perfeitamente o assunto que você enfrenta, então você só precisará memorizá-lo, para poder expô-lo em um exame, sem a necessidade de anotações.

Há muitas maneiras de memorizar e você precisará encontrar o que melhor se adapta a você, considerando se você é mais visual, mais auditivo, mais sensorial, etc. Exemplos de tipos de técnicas de estudo incluem:

  • Inventando histórias que entrelaçam os conceitos para estudar
  • Rimar com palavras para aprender as frases ou definições
  • Faça uma apresentação oficial a um membro da família ou amigo
  • Prática na frente do espelho
  • Recite o conteúdo enquanto você gira em torno da sala
  • Gerencia muito quando fala
  • Faça uma lista de números e repita os conceitos repetidamente
  • Escreva os principais conceitos em pequenos papéis e cole-os por toda a casa
  • Grave o áudio da faixa e ouça a si mesmo em todos os momentos

Recomenda-se que você experimente alguns deles e escolha aquele que funciona melhor para você.

Espero que esta lição tenha ajudado você a aprender alguns tipos de técnicas de estudo que serão muito úteis para você ao longo de sua carreira.


Bibliografia
  • Estudo, T. (2013) (em inglês). Técnicas de estudo. Obtido de técnico-de-cabeça: RIESGO PSICOSOCIAL E CLIMA LABORAL estudo. org/investigacion39.
  • Sebastian, A., Ballesteros, B., & Sanchez, M. (1998). (em inglês). Técnicas de estudo. Universidade Nacional de Educação a Distância.

Você está tendo uma visão de águia?


Comentários