A ARTE SOBRE O QUINHENTISMO

          Durante os primeiros anos do período quinhentista, a arte no Brasil não se desenvolveu como nas grandes escolas europeias, porque a colônia estava voltada para a exploração de recursos e a catequese dos povos indígenas. Isso significa que não havia uma tradição artística consolidada em pintura ou escultura, como aconteceria nos séculos seguintes.

    Mas isso não quer dizer que não existisse produção artística! O Brasil quinhentista teve manifestações estéticas, especialmente ligadas à arte sacra. Os jesuítas trouxeram imagens religiosas e influenciaram a confecção de esculturas em madeira para igrejas e missões. Além disso, os indígenas tinham suas próprias expressões visuais, como pinturas corporais, cerâmicas e adornos.

A documentação dessas artes no período colonial foi feita principalmente por viajantes e missionários, que registraram os costumes locais por meio de desenhos e textos. Somente a partir do século XVII e XVIII, com o Barroco e posteriormente o rococó, é que o Brasil começou a desenvolver uma identidade artística mais estruturada.



A pintura "Primeira Missa no Brasil" foi criada por Victor Meirelles entre 1859 e 1861. Ela é uma obra de óleo sobre tela e está exposta no Museu Nacional de Belas Artes.

Características da obra:

  • Estilo: Pintura histórica, influenciada por padrões estéticos europeus.

  • Composição: A cena é organizada em torno do Frei Henrique de Coimbra, que celebra a missa. Os portugueses aparecem ajoelhados, enquanto os indígenas observam com curiosidade.

  • Contexto social e histórico: A obra foi inspirada na carta de Pero Vaz de Caminha, que descreveu a primeira missa realizada no Brasil em 1500. Ela reflete a visão europeia sobre a chegada dos portugueses e a tentativa de evangelização dos povos indígenas.

Essa pintura é uma das mais famosas da arte brasileira e foi exposta no Salão Oficial de Paris em 1861, tornando-se a primeira tela brasileira a participar de uma mostra internacional de relevância.

A primeira missa no Brasil foi celebrada em 26 de abril de 1500. O evento ocorreu na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, Bahia, e foi conduzido pelo Frei Henrique de Coimbra. Essa missa marcou o início da presença do cristianismo no território recém-descoberto pelos portugueses e foi descrita na famosa carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal. Esse momento foi simbólico, pois representou não apenas a introdução da fé católica, mas também a oficialização da posse da terra pelos portugueses. Os indígenas que estavam presentes observaram a cerimônia com curiosidade, e alguns chegaram a imitar os gestos dos europeus.

Quais percepções você teve desse quadro, dessa pintura? O que te fez pensar?

Desembarque de Pedro Álvares de Cabral em Porto Seguro em 1500.Pedro Álvares Cabral veio ao Brasil em 1500 com uma frota de 13 navios, incluindo caravelas e naus. A expedição foi organizada pelo rei de Portugal, D. Manuel I, com o objetivo de estabelecer relações comerciais na Índia, seguindo a rota marítima recém-descoberta por Vasco da Gama. Durante a viagem, a frota desviou-se para o oeste e chegou ao que hoje conhecemos como Brasil, tornando-se a primeira expedição europeia a explorar a costa nordeste da América do Sul
I
 A elevação da Cruz em Porto Seguro, 1879. Museu Nacional de Belas Artes
Retrato do Padre José de Anchieta, Acervo Museu Paulista (USP).


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