Os CÓDIGOS ALFANUMÉRICOS criados pela BNCC...Aprendendo a interpretá-los...

 OS CÓDIGOS ALFANUMÉRICOS DA BNCC

Na Educação Infantil, por exemplo:


  Para cada campo de experiência (que são 5 e tem aqui no blog...clica aqui: OS CINCO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL ), são determinados objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento, organizados em  três grupos por faixa etária (IDADES).

👀👀Veja um EXEMPLO:



       Percebeu que, em cada grupo, há um código alfanumérico? Esse código foi criado pela BNCC para sistematizar os objetivos didáticos.

Vamos entender como funciona:

EI02TS01

Vejamos o significado de cada trecho do código:

EI

O primeiro par de letras indica a etapa de Educação Infantil.

02

O primeiro par de números indica o grupo por faixa etária:

01 = Bebês (zero a 1 ano e 6 meses);

02 = Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses);

03 = Crianças pequenas ( 4 anos a 5 anos e 11 meses).

TS

O segundo par de letras indica o campo de experiências:

EO = O eu, o outro e o nós;

CG = Corpo, gestos e movimentos;

TS = Traços, sons, cores e formas;

EF = Escuta, fala, pensamento e imaginação;

ET = Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

01

O último par de números indica a posição da habilidade na numeração sequencial do campo de experiências para cada grupo/faixa etária.

Este código (EI02TS01) refere-se ao primeiro objetivo da aprendizagem (01 lá do final) e do desenvolvimento de crianças bem pequenas (02) da Educação Infantil (EI), que aprenderão sobre o campo de experiência de Traços, sons, cores e formas (TS).


De novo, explicando com um novo visual:

EI

O primeiro par de letras indica a etapa de Educação Infantil.

02

O primeiro par de números indica o grupo por faixa etária:

01 = Bebês (zero a 1 ano e 6 meses);

02 = Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses);

03 = Crianças pequenas ( 4 anos a 5 anos e 11 meses).

TS

O segundo par de letras indica o campo de experiências:

EO = O eu, o outro e o nós;

CG = Corpo, gestos e movimentos;

TS = Traços, sons, cores e formas;

EF = Escuta, fala, pensamento e imaginação;

ET = Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

01

O último par de números indica a posição da habilidade na numeração sequencial do campo de experiências para cada grupo/faixa etária.


É assim que fazemos a leitura da BNCC para objetivos pedagógicos.


BNCC para navegar, sem precisar baixar no celular👇

CLICA 👉BNCC para navegação e estudo

MAS O QUE É A BNCC???clica👉O QUE É A BNCC????

Você sabia que essa ideia de "infância" que temos atualmente foi pensada recentemente? Quer saber mais? 

Clica aqui: A HISTÓRIA DA INFÂNCIA.


Dependendo da idade, a criança brinca de um jeito ou de outro...Esse vídeo é muito interessante sobre como fazer com os brinquedos e brincadeiras quando você está com crianças...clica aqui: 


A criança já nasce sabendo brincar ou ela aprende a brincar??? 


A brincadeira é de fundamental importância na infância, pois, no período pré-escolar, as operações e ações da criança são sempre reais e sociais. Por isso, a brincadeira é uma atividade na qual a criança se apropria da realidade humana. Também é um momento em que ela reproduz aquilo que vê ao seu redor, na vida e na atividade dos adultos, o que desempenha um importante papel nos processos de desenvolvimento e aprendizagem.



CADERNO DE ESTÁGIO

Comentários