ESTÁGIO - O CADERNO DO ESTÁGIO - CADERNO DE CAMPO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO


O CADERNO DE CAMPO - "O CADERNO DO ESTÁGIO"



        Então, o ESTÁGIO chegou e você precisa ter um CADERNO. Um caderno para seu estágio supervisionado. Chegou a hora de você unir a "teoria" com a "prática".  Ter seu caderno de campo e  fazer a escrita do relatório. O objetivo do estágio é propiciar uma aproximação da realidade na qual trabalhará. Por isso, é tão importante pensar criticamente em suas percepções acerca do campo de estágio.

          O caderno de campo é um material em que você registra as informações importantes observadas na escola, ou seja, no seu campo de pesquisa. Pesquisa? Sim, ao estagiar você tem um tempo precioso para pesquisar e refletir sobre diversos temas ligados à Educação e às práticas pedagógicas. Portanto, o caderno de campo é um instrumento que pode ser utilizado no estágio, mas também todas as outras vezes em que você fizer pesquisa.

    


      Logo, esse caderno é um instrumento para você anotar suas observações, ideias, reflexões, comentários, articulações com textos lidos, o que está observando no estágio ou na pesquisa em desenvolvimento. 

       Além de registrar os pontos importantes, o caderno também é um espaço para você descrever e refletir sobre problemas observados ou que vão surgindo ao longo do seu estágio. Nele, pode haver a sugestão de possíveis soluções para os problemas vistos, inclusive. 


       Esses fatos anotados servirão para a construção de seu RELATÓRIO DE ESTÁGIO, mas, sobretudo, para você pensar sobre as questões da área da Educação. Podemos dizer que esse caderno é um diário de projeto em que você apontará todas as principais informações para montar seu relatório de estágio. 



     Como sabemos que a prática do estágio precisa estar relacionada ao fundamento teórico visto nas aulas, é muito importante que, ao anotar uma observação, você, imediatamente, a relacione com um teórico ou uma discussão conceitual realizada nas aulas. Se assim você fizer, durante as anotações, ao final do estágio seu relatório já estará com bastante material concreto para a elaboração do conteúdo do documento. Outro ponto positivo sobre o caderno de campo é que ele facilita a criação do hábito de escrever e observar com atenção, descrever com precisão e refletir sobre os acontecimentos observados.



Como fazer um bom registro de campo?

Um registro eficiente do campo é aquele que:

·         Faz uma descrição exata da atividade observada.

·         Identifica o contexto do registro: dia, hora, local, executores.

·         Concentra a descrição do registro em seus aspectos essenciais.

·         Inclui uma reflexão crítica e comentários significativos.


LEMBRE-SE: O objetivo do estágio é propiciar uma aproximação da realidade na qual trabalhará. Por isso, é tão importante pensar criticamente em suas percepções acerca do campo de estágio.


Caderno de campo: coleta de dados

Neste caderno, você escreverá todas as observações realizadas no estágio, todas as atividades e todas as reflexões que fizer durante a análise. Esse procedimento técnico também lhe ajudará a preencher sua ficha de frequência.

Articule suas anotações com os dados empíricos ou fatos observados.

Quando você vincula as teorias dos autores estudados nas aulas com um fato real ocorrido na escola, está realizando uma interlocução teórica. Esse procedimento é científico e enriquece a escrita de seu relatório.



E ......SOBRE A OBSERVAÇÃO??


Sobre a OBSERVAÇÃO.....aquela que você tem que fazer lá no seu campo de pesquisa....que é a ESCOLA né....



Como fazer uma boa observação?

A observação no estágio supervisionado é uma maneira de coletar dados de pesquisa que consiste na contemplação de atividades diretamente vinculadas a instituições educativas escolares e não escolares, nas ações didáticas realizadas no interior da sala de aula ou fora dela (atividades extraclasses).


Nesse contexto, significa considerar três questões, mesmo quando a observação é livre, isto é, sem um roteiro formal e previamente definido.

01

Qual o objetivo da observação que estou fazendo?

Essa pergunta está relacionada à avaliação da observação, ou seja, se o tempo que você está observando será significativo para a sua formação de estagiário(a) e futuro professor(a).

02

O que devo observar?

Nessa indagação é importante considerar que a observação de pessoas criará, inevitavelmente, um grau de alteração no fenômeno observado ou em determinada situação. Portanto, em tais momentos, será preciso uma concordância dos sujeitos e das instituições que se pretende observar.

03

Como devo proceder durante a observação?

Como estagiário, você realmente deve ficar observando como os fatos acontecem, sem fazer nenhuma intervenção.

Poderá participar do processo, caso o(a) professor(a) lhe convide para isso. Caso isso seja solicitado, seja prestativo(a), caprichoso(a) e responsável. Quais instrumentos de coleta de dados posso utilizar?

A observação é um importante instrumento para coletar dados, mas você também pode realizar a coleta com questionários ou entrevistas com professores, funcionários etc.


😏"Ser professor é....
não parar de estudar...."

Para saber mais:

O que é a BNCC, afinal de contas? Clica aqui:O que é a BNCC?

Você precisa saber as palavras-chaves da BNCC para provas e concursos.

Navegue pela BNCC, sem precisar baixar o PDF:Navegando por toda a BNCC

Agora, se você quiser o PDF da BNCC, aqui ó:BNCC em PDF...É grande heim...!


Você conhece os códigos ALFANUMÉRICOS da BNCC?

Os cinco campos de experiência da 
Educação Infantil:



Para apenas ler:

Comentários