Neste post, alunos, vamos estudar a coerência e a coesão textuais.
Juntos, esses dois elementos conferem ao texto a necessária unidade de sentido, que permite ao leitor compreender o que se deseja comunicar.
Ok, você já ouviu falar nessas duas palavras...que blá blá blá...você precisa saber construir um texto coerente e blá blá blá tem que ser coeso. Mas...o que significa exatamente um texto coerente e coeso?
A coerência...
....o texto está vinculado a que tema...a que assunto....a que eixo??
...tem a ver com o "tema" do texto e como ele se desenvolve de maneira que tenha significado para o leitor, que tenha sentido pra ele, ou seja, um conteúdo com significado que ele seja capaz de entender...
....tem tudo a ver com o sentido do texto...
...tem tudo a ver com o conteúdo, a ideia do texto...
...responde aquela pergunta..."Qual significado desse texto?", "Qual a ideia central do texto?"
...tem tudo a ver com a sua habilidade de INTERPRETAR o texto...
...permite você COMPREENDER o SIGNIFICADO do texto...
...tem a ver com quando se diz "que o texto tem que ser claro PARA O OUTRO ENTENDER"....
...tem a ver com o que dizem que o texto tem que ter uma "LÓGICA"...
...tem a ver com aqueles exercícios de interpretação de texto, com aquele "montão " de perguntas sobre ele...
A coesão....
...tem a ver que precisamos organizar as palavras, frases, orações pro texto ficar ORGANIZADO do ponto de vista FORMAL...Ou seja, o leitor precisa ver que você arrumou as suas ideias no papel com frases organizadas, tudo muito bem pontuado etc...
...tem a ver com a sua habilidade de CONECTAR as frases umas nas outras...
...tem a ver com a sua habilidade de conectar as diversas orações umas nas outras...
...tem a ver com a sua habilidade de pontuar o seu texto, paragrafar...
...tem a ver com sua habilidade de usar as conjunções ou conectores no seu texto...
...colabora com o sentido do texto...pro leitor entender...
...tem a ver com o efeito de ORGANIZAÇÃO do seu texto...não ficar tudo "embolado" e confuso...jogando as frases sem critério, não pontuando nada etc...
...tem a ver com a sua habilidade de não ficar "repetindo a mesma coisa" ou "repetindo a mesma palavra" e não saber usar um pronome ou um sinônimo pra substituir e evitar as "repetições" ...
...tem a ver com a sua habilidade de utilizar os "marcadores" de sua língua materna para "enlaçar", "encadear" as suas frases, suas expressões...
Se um texto apresenta ideias contraditórias ou que rompem com a lógica, não pode ser considerado COERENTE:
"Juan me disse que adorava usar jeans. Por isso não foi trabalhar."
Bom, aí você pergunta..."O que que uma coisa tem a ver com a outra?"
Gostar de usar jeans não tem nada a ver com ir trabalhar...Não tem nada a ver com aquela conclusão do final...
Perceba que está bem pontuada a frase e bem organizada...usando até conexões conclusivas....PORÉM...apesar de coesa, ela não tem COERÊNCIA, não tem lógica...Se um texto apresenta ideias contraditórias ou que rompem com a lógica, não pode ser considerado coerente.
Outro exemplo ó:
Carmem está chorando. Carmem está feliz. Carmen brinca com uma boneca, mas não gosta mais dela. Carmen vai estudar agora e já foi para sua cama dormir.
Perceba a utilização de fragmentos de textos que tratam de temas diversos e não relacionados entre si. O texto apresenta incoerência, embora suas partes contenham alguma coerência individual. Mas "tudo isso" colocado junto está bem estranho. Está bem esquisito isso para o leitor né...A Carmem está chorando e está feliz (???),etc...O leitor vai querer explicações, não vai aceitar bem esse texto, vai dizer que está meio "incoerente isso né"... Está contraditório...entende?
As frases apresentam coesão, mas não há um pensamento linear, uma ordem de ideias no texto. Portanto, podemos dizer que, nesse caso também, não há coerência.
Sim, pode haver coesão e não haver a coerência!!!
Então tá, professora, entendi. Então ter "coerência no texto" ou ser coerente na hora de elaborar um texto é para o meu texto ter sentido, ter um conteúdo que vai ser compreendido e interpretado pelo leitor, que também "vão entender o que eu escrevi", ter lógica etc. Tá...Mas como posso impressionar o leitor do meu texto, mostrando que sei fazer um texto coeso e bem escrito em língua portuguesa???
Aqui situações textuais que provam que o escritor da mensagem sabe fazer um texto coeso:
1 - Comprei uma bicicleta. Ela é vermelha. (substituição pronominal - não repetiu a palavra "bicicleta". "Ela" se refere à "bicicleta", pronome muito bem colocado...você evita repetição desnecessária.).
2 - Maria Eduarda escreve muito todos os dias. Seu irmão mais velho faz o mesmo.
Neste caso, o verbo "faz" e seu complemento –"o mesmo"– substituem a expressão "escrever muito todos os dias"...
Já pensou se tivesse sido escrito assim: "Maria Eduarda escreve muito todos os dias. Seu irmão mais velho escreve muito todos os dias."??? Repetição desnecessária, não é?
Isso é que é a COESÃO...Você saber usar essas estratégias com a sua língua materna para organizar melhor seu texto, entende...ficar "bem escrito e organizado".
Aqui outros exemplos:
3 - Carmen e Ana são irmãs. Ambas estudam Medicina.
Nesse caso, pra não repetir o sujeito composto "Carmen e Ana", o escritor escreveu "ambas". O numeral "AMBAS" substitui o sujeito composto "Carmem e Ana".
4 - Este ano, vamos para a Itália. Lá é muito quente no verão.
Neste caso, o advérbio "lá" substitui o termo "Itália".
5 - Este é o livro que comprei, que é excelente.
Neste caso, o pronome relativo "que" substitui a expressão "o livro".
6 - Eu gosto de comer salada. Minha irmã não.
Nesse caso, os verbos comer e gostar foram omitidos na segunda frase, mas entendemos que o que minha irmã não gosta é de comer salada.
Ficou bem bacana essa maneira de escrever...Isso é saber usar essas estratégias de COESÃO. Porque a COESÃO é isto: quando você usa os mecanismos gramaticais da sua língua materna para articular bem a estrutura do seu texto. A estrutura do seu texto é o "esqueleto" dele: as frases que você escolheu, as expressões, as palavras que você escolhe pra interligar essas frases, saber quando é parágrafo ou ponto continuativo, pontuação em geral etc etc etc...
ISSO É A COESÃO TEXTUAL....Essa habilidade de fazer "essas substituições", por exemplo. "Dar esse toque de formalidade, de organização mais elaborada do seu texto.
PONTUAR seu texto CORRETAMENTE é bacana também! O texto fica "bem amarrado" e "organizado".
Mas também é usar CONECTORES, CONJUNÇÕES. Assim ó:
CONSEQUÊNCIA: José tanto procurou que encontrou.
CAUSA: Juan não dormiu porque não estava com sono.
TEMPO: Saí antes de o sol se pôr.
CONDIÇÃO: Vou ao shopping, se meu pai me der dinheiro.
ADIÇÃO: Cauã quer estudar e trabalhar.
E tantas outras conjunções e locuções conjuntivas há na língua portuguesa...Se você mostrar no seu texto que sabe usá-las...HUUUMMMM...fica show!!
Coesão e coerência são dois conceitos fundamentais para a produção de textos claros e eficazes. Coesão é a conexão entre as palavras, frases e parágrafos, que garante a fluidez e a continuidade do texto. Coerência é a relação lógica entre as ideias, que evita contradições e incoerências. Um texto coeso e coerente apresenta uma progressão temática, uma organização textual e uma argumentação consistente.
Para escrever um texto coeso e coerente, é preciso planejar bem o seu conteúdo, organizar as ideias em uma estrutura lógica, usar os conectivos adequados e revisar o seu texto para evitar erros ou inconsistências.
GLOSSÁRIO
MARCADORES - Os marcadores da língua portuguesa são palavras ou expressões que indicam a relação entre as partes de um texto. Une as partes, os fragmentos do seu texto...enlaça-os, ligando um no outro....encadeando. Assim, guiam o leitor para ajudar na compreensão, fluindo a leitura. Eles podem ser usados para introduzir, organizar, conectar, enfatizar ou concluir ideias. Alguns exemplos de marcadores da língua portuguesa são: portanto, além disso, porém, contudo, todavia, ou seja, isto é, em suma ETC.
FONTES
:
- BECHARA, E. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
- FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 2004.
- FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.
- KOCH, I. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2012.
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Se você assinalou a última opção, você parece que quer ser professor mesmo...Mas, se você marcou as outras....iiiii....ainda dá tempo de mudar de curso!!!
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