ATIVIDADE EM PROJETO COLABORATIVO

 

  Metodologias ativas

O termo foi criado pelos professores Charles Bonwell e James Eison no livro Active learning: creating excitement in the classroom, lançado em 1991.

As metodologias ativas são abordagens educacionais que buscam promover uma participação mais ativa e engajada dos alunos no processo de aprendizagem. Em contraste com abordagens tradicionais, em que os alunos são predominantemente receptores passivos de informações, as metodologias ativas enfatizam a participação ativa dos estudantes, encorajando-os a construir o próprio conhecimento por meio de interações, colaborações e experiências práticas.

Em resumo, as metodologias ativas visam criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e engajador, onde os alunos são motivados a se tornar participantes ativos na construção do conhecimento, em vez de meros receptores de informações. Isso pode levar a uma compreensão mais profunda e duradoura de conceitos e habilidades, bem como ao desenvolvimento de competências essenciais para a vida, como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.





Você já pensou em fazer uma faculdade EAD ou SEMI-PRESENCIAL?

O ensino híbrido é uma abordagem educacional que ganhou destaque nos últimos anos, oferecendo uma combinação única de aprendizado online e presencial. Um exemplo prático do ensino híbrido é a forma como os alunos acessam plataformas online para complementar suas atividades de aprendizado. Por meio de sites, celulares e tablets, eles podem explorar uma variedade de recursos, desde vídeos e textos até exercícios interativos. Conforme artigo presente no site Saraiva Educação (2022):

O ensino híbrido é uma metodologia ativa conhecida por combinar elementos da educação a distância (EaD) com atividades e aulas presenciais.

Neste modelo, em uma parte do tempo os alunos acessam plataformas online para aprender, fazer suas atividades e até ter algumas aulas, por exemplo.

Já os momentos em sala de aula, sob a supervisão direta do professor, funcionam de modo complementar e garantem uma relação mais personalizada com o ensino.

Nesse método de ensino, o uso das tecnologias se torna ainda mais importante. Afinal, é por meio de instrumentos como sites, celulares e tablets que os alunos poderão ter acesso aos materiais complementares. Além disso, ferramentas como bibliotecas digitais se tornam grandes aliadas.

Com o ensino híbrido, portanto, é possível construir salas de aula mais inclusivas, com um público mais heterogêneo e formas mais dinâmicas de compartilhar conhecimento. Desenvolvem-se, assim, habilidades como autonomia, organização, criatividade e comunicação.

 As metodologias ativas vêm mostrando que devemos cada vez mais dar autonomia ao ESTUDANTE e mostrar a ele que o aprendizado depende principalmente dele mesmo e somos apenas facilitadores, orientadores e condutores do conhecimento. O protagonismo do aluno deve sempre ser colocado em evidência e valorizado, promovendo momentos de reflexão e de autoavaliação também, para que essa autonomia possa fazer sentido para ele.

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